Saúde- As cores do que você come (:




Aqui em casa agente tem passado por muitas mudanças na alimentação, eu principalmente. 
Eu tava aqui comendo um Abóbora Super deliciosa e decidi fazer um post sobre a cor dos alimentos e seu respectivo benefício a saúde!

 Laranja (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina) e Amarelos (abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit.)  

São ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno-> esta que traz benefícios a visão e trabalha no metabolismo das gorduras. Os alimentos com essa pigmentação ainda são ricos em vitamina C, contribuindo para a síntese de colágeno da pele e antioxidante contra os radicais livres. Nos amarelos a também a presença da luteína. Ótima para ajudar na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo.


Vermelhos (caqui, framboesa, pitanga e romã  tomate, maçã, cereja, morango, pimentão vermelho, melancia e goiaba vermelha ) 

Apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Apresentam tambem flavonóides, que são fitoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o stress


Verdes (espinafre, uva verde, aspargos, brócolis, repolho, escarola e kiwi, alface, acelga, quiabo, rúcula, limão espinafre, brócolis, ervilha )

destaca-se a quantidade de clorofila, que é um potente energético celular, betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio e  ajudam a prevenir degenerações na visão, beneficiam o sistema imunológico e combatem inflamações na pele. As folhas com cores verde escura são fonte de ferro, substância que ajuda na prevenção e combate a anemia.


Brancos (alho,cebola, palmito, batata,  chuchu, feijão branco, pera, rabanete )

possuem o pigmento flavina, que indica que são ricos em carboidratos, vitamina B6, minerais e outros nutrientes também ricos em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais  que atuam na renovação celular e melhorando as defesas orgânicas e assim protegendo o sistema imunológico.(protegendo até contra cânceres)


 
pretos ou  roxos (jabuticaba, feijão preto, repolho roxo, uva, amora, ameixa, alcachofra, figo, berinjela)


Tais alimentos contem antocianina, pigmento relacionado à vitamina B1, importante para transformar carboidratos e outros nutrientes em energia, alem de retardar o envelhecimento. São antioxidantes poderosos para combater o aparecimento de doenças cardíacas, atum na prevenção do câncer e melhoram o sistema imunológico.
Alguns estudos efectuados com milho-roxo sugerem que o pigmento que lhe dá a cor pode combater a obesidade e a diabetes. As antocianinas presentes nas uvas protegem o coração e melhoram a circulação venosa.



marrom e Bege (amêndoas, o feijão tradicional, as nozes, o pinhão, castanha, tamarindo,Arroz integral, Aveia integral, Centeio, Cevada, Grão-de-bico, Lentilha, Soja,Trigo )

Fornecem uma variedade de vitaminas e minerais fundamentais para o equilíbrio do organismo,  e ricos em fibras, que regulam o funcionamento de nosso intestino. Esses alimentos ainda auxiliam no controle da diabetes e colesterol. Possuem efeito antioxidante, anticoagulante, vasodilatador e contra a fadiga.  E diminuem a incidência de câncer no trato digestivo,

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